Você esta aqui:Início » Novidades SOTIBA » SOTIBA realiza Encontro de Coordenadores e Diaristas de UTI

SOTIBA realiza Encontro de Coordenadores e Diaristas de UTI

A SOTIBA – Sociedade de Terapia Intensiva da Bahia realizou no dia 7 de maio uma sessão com a participação das principais lideranças de Terapia Intensiva, com a presença de  Coordenadores e Diaristas dos Serviços de UTI de Salvador.

A sessão ocorreu no restaurante Pobre Ruan e contou com a apresentação em vídeo sobre “Infecções em UTI” do Dr. Marcelo Maia da Novartis Education Program.

Em seguida ocorreu a participação e excelente apresentação de Dra. Ana Verena Mendes, gerente médica e coordenadora de infectologia do Hospital São Rafael que falou sobre Qualidade e Acreditação.

Dr. Gustavo França, presidente da SOTIBA, apresentou dados preocupantes sobre o cenário das Unidades de Terapia Intensiva Privadas e Públicas de Salvador, baseado no Censo realizado na gestão anterior de Dr. Amadeu Martinez, e sinalizou sobre o grande número de não conformidades em relação a RDC 07/2010, incluindo a inadequação entre o número de médico/paciente, mínima relação de 1:10 e sobre a existência de coordenadores e diaristas não titulados, e com isso sem habilitação e infrigindo a Regulação.

Dr. José Aberlado de Menezes, presidente do CREMEB, concluiu as apresentações falando do papel do CREMEB em relação a RDC 07 e iniciando uma discussão com os convidados, entre eles Dr. Francisco Félix,  Dr. Amadeu Martinez, Dr. Paulo André Jesuíno, Dr. Ricardo Challub, Dr. Jener Guerra entre outros presentes.

Vivemos um momento histórico e de amadurecimento no cenário da Terapia Intensiva no estado contrapondo com as dificuldades como a falta de médicos plantonistas, baixa remuneração, falta de incentivo para realização da residência de MI, e não reconhecimento e desvalorização da Especialidade.

Esse é o momento para a aproximação das lideranças e discussão sobre melhorias para o Intensivista e a Terapia Intensiva como Remuneração, Cargos e Plano de Carreira, Condições de Trabalho, Segurança do Paciente, Qualidade, Residência Médica entre outros.

A Terapia Intensiva há muito tempo deixou de estar no lugar de destaque. Nós, Intensivistas, temos a obrigação de mudar isso. Inclua isso no seu próximo checklist!

© 2012 Sotiba

Scroll to top