Você esta aqui:Início » Novidades SOTIBA » RDC 26 – Profissionais da saúde lançam abaixo-assinado contra a RDC 26

RDC 26 – Profissionais da saúde lançam abaixo-assinado contra a RDC 26

A RDC 26, publicada esse mês, pela Anvisa tem causado grande mobilização dos profissionais da enfermagem e de outros segmentos da saúde. Para a presidente do Departamento da AMIB, enfermeira Débora Feijó, diz que ser um retrocesso às conquistas anteriores publicadas na RDC 7, em fevereiro de 2010.

Opinião compartilhada com a enfermeira Renata Pietro, presidente da ABENTI (Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva), que diz que, além da especialidade, o maior prejudicado é o paciente crítico.

A nova resolução determina que haja no mínimo um enfermeiro assistencial para cada dez leitos ou fração, em cada turno, e no mínimo um técnico para dois leitos em cada turno. O texto altera a RDC 7, que recomendava um enfermeiro para cada 8 leitos um técnico de enfermagem para cada dois pacientes,  mais um técnico de enfermagem por turno para apoio. A RDC nº 26  passa para um enfermeiro para cada 10 pacientes  e retira um técnico de enfermagem por turno

A luta para que esse novo cenário mude continua e profissionais engajados da área de saúde estão lançando um Abaixo-assinado NOTA DE REPÚDIO À RDC Nº 26, DE 11 DE MAIO DE 2012, que será entregue ao Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Dirceu Barbano; e ao Ministro da Saúde, Dr. Alexandre Padilha.

O abaixo-assinado é aberto a toda população. A luta é de todos nós. Faça valer a sua voz de cidadão!

 

Para participar, acesse: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=RDC26

© 2012 Sotiba

Scroll to top